2026: Um ano de evolução para as marcas. Queremos propósito ou lucro de curto prazo?

Guide to help companies in 2026 Guia para ajudar as empresas no seu 2026

Enquanto o ano de 2025 foi de adaptação, 2026 será o ano de evolução, pois as marcas terão de contribuir em vez de se limitarem a comunicar. Os consumidores, os investidores, os colaboradores e os parceiros querem saber o que a sua marca representa, o impacto que o seu trabalho tem na sociedade e se a sua comunicação reflete um propósito real (não apenas da estética e desempenho).

Hoje em dia, para mudar comportamentos digitais e aumentar a consciencialização ambiental e social, as marcas têm de fazer mais do que apenas “aparecer”.

Na MyIdeas, acreditamos que 2026 será um período de mudança, o ano em que as marcas claras, intencionais e sustentáveis assumirão a liderança. Este guia foi concebido para ajudar as empresas a sobreviverem e a moldarem o seu 2026.

1. O propósito é uma vantagem competitiva

As marcas orientadas para um propósito são as que mais se destacam, uma vez que o propósito cria confiança, relevância, diferenciação, fidelização, alinhamento interno e significado.

Em 2026, as empresas terão de começar a tratar a finalidade como uma estratégia, dado que esta dá direção à marca, molda a cultura interna, inspira a comunicação, atrai talento e estabelece uma ligação emocional com o público.

Na Myideas, ajudamos as organizações a descobrir, aperfeiçoar e exprimir a sua missão, tornando-a a base de cada mensagem, decisão e interação digital.

2. Posicionamento: se não definir quem é, o mercado irá definir por si

Em 2026, será evidenciada uma verdade que as marcas muitas vezes ignoram. Não basta competir em termos de visibilidade, é necessário competir também em termos de clareza, valor e identidade. As empresas precisam de repensar que espaço desejam ocupar. Que problema resolvem melhor do que ninguém? Pelo que querem ser conhecidos? E se a sua audiência os escolherá?

Uma posição clara simplifica tudo, desde o marketing e a marca até à comunicação, vendas e definição de estratégias.

A MyIdeas ajuda as marcas a definir uma posição sustentável, com base na estratégia e na diferenciação.

3. O marketing digital deve evoluir do volume para o valor

O mundo digital está mais saturado do que nunca, com mais publicações, vídeos e anúncios, e menos paciência, confiança e atenção.

Em 2026, será necessária uma abordagem mais inteligente, que envolva conteúdo significativo, storytelling com base em dados, SEO alinhado com o propósito da marca e a intenção do utilizador, publicidade direcionada com precisão, comunicação consistente e humanizada e redes sociais que construam comunidades. As marcas que utilizarem esta abordagem e que tiverem por base o valor, serão as que se irão destacar.

4. A inovação significa pensar de forma diferente

A verdadeira inovação significa repensar a forma como as marcas comunicam, criam laços e contribuem. Isso implica simplificar a comunicação, utilizar a IA de maneira estratégica, criar experiências sustentáveis e úteis para os utilizadores e integrar a criatividade em todas as fases do processo de construção de uma marca.

Na MyIdeas, a inovação começa sempre com uma pergunta: “Como podemos servir melhor as pessoas?”

5. A sustentabilidade será um fator decisivo

A sustentabilidade é uma exigência empresarial e todas as marcas serão avaliadas com base na forma como operam, produzem e comunicam, e no impacto que têm na sociedade e no ambiente.

As empresas devem integrar a sustentabilidade de forma autêntica na sua marca, nos seus conteúdos, na sua estratégia digital, na sua comunicação com os intervenientes e na sua cultura interna.

Em 2026, os clientes vão optar por marcas que atuem de forma responsável e a MyIdeas vai destacar-se neste ponto. A sustentabilidade faz parte do nosso ADN, não é algo que se possa acrescentar. Ajudamos as marcas a construir uma comunicação que reflita um compromisso real e não slogans de “greenwashing”.

6. Foco no cliente: a sua audiência deve estar no centro de todas as decisões

Em 2026, as empresas têm de compreender o comportamento dos utilizadores, personalizar a comunicação, criar experiências empáticas, para construir confiança através da transparência.

7. As agências devem tornar-se parceiros estratégicas e não prestadores de serviços.

A era dos “entregáveis” terminou, as marcas não necessitam de fornecedores, mas sim de guias e parceiros que pensem, desafiem, aconselhem e construam valor a longo prazo.

Na MyIdeas, trabalhamos com os nossos clientes para lhes proporcionar clareza estratégica, pensamento sustentável, criatividade com propósito e comunicação que reflita a sua essência e inovação. Os verdadeiros resultados não vêm do volume, vêm da visão.

2026 pertence às marcas com significado, direção e impacto sustentável

O sucesso será definido por aqueles que falam com propósito, clareza e integridade, que compreendem o seu público, que privilegiam o valor a longo prazo em detrimento do lucro a curto prazo, que abraçam a sustentabilidade através da ação, que inovam com intenção e que estabelecem parcerias com agências capazes de os liderar.

Ajudamos as marcas a construir um futuro que valha a pena escolher

Na MyIdeas, ajudamos as marcas a construir um futuro que valha a pena escolher.

Se pretende fortalecer a sua posição, comunicar com propósito, abraçar um impacto sustentável, inovar com estratégia e crescer com clareza em 2026, então está pronto para um tipo diferente de agência, uma agência construída para o futuro.

Vamos construir o seu sucesso em 2026! Contacte-nos hoje.

Outras notícias

ESTÁ PRONTO PARA LEVAR O SEU NEGÓCIO PARA OUTRO NÍVEL?

Gostaríamos de saber mais sobre os seus projetos e de discutir como o podemos ajudar a transformar as suas ideias em realidade. Se precisa de uma estratégia de marketing e comunicação completa ou de apoio em campanhas específicas, estamos aqui para o ajudar a alcançar o sucesso.